Formadoras:

  • Antónia Estrela
  • Joana Batalha
  • Maria Lobo
  • Aida Cardoso

N.º de horas acreditadas: 30

Objetivos

  1. Promover a atualização científica e didática dos educadores e professores destinatários da ação sobre o desenvolvimento da linguagem oral e a aprendizagem da linguagem escrita antes e no início da aprendizagem formal, tendo em conta as orientações curriculares atuais (OCEPE 2016 e AE 2018) e investigação no domínio da linguística e do ensino da língua materna.
  2. Capacitar educadores e professores para o desenvolvimento de estratégias de intervenção que promovam o desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita.
  3. Promover a articulação curricular no ensino da língua materna, criando dinâmicas de trabalho colaborativo entre educadores e professores do 1.º ciclo.

Formadoras:

  • Antónia Estrela
  • Joana Batalha
  • Maria Lobo

N.º de horas acreditadas: 50

Objetivos

  1. Promover a atualização científica e didática dos educadores e professores destinatários do curso  relativamente ao desenvolvimento da linguagem oral e à aprendizagem da linguagem escrita antes e no início da aprendizagem formal, tendo em conta as orientações curriculares atuais (OCEPE 2016 e AE 2018) e investigação no domínio da linguística e do ensino da língua materna.
  2. Capacitar educadores e professores para a conceção e implementação de estratégias de intervenção que promovam o desenvolvimento da consciência linguística, da leitura e da escrita, tendo em conta diferentes perfis de alunos.
  3. Promover a articulação curricular no ensino da língua materna, criando dinâmicas de trabalho colaborativo entre educadores e professores do 1.º ciclo.

Formadoras

  • Antónia Estrela
  • Joana Batalha
  • Maria Lobo

N.º de horas acreditadas: 30

Objetivos

  1. Promover a atualização científica e didática dos educadores e professores destinatários da ação sobre o desenvolvimento da linguagem oral e a aprendizagem da linguagem escrita antes e no início da aprendizagem formal, tendo em conta as orientações curriculares atuais (OCEPE 2016 e AE 2018) e investigação no domínio da linguística e do ensino da língua materna.
  2. Capacitar educadores e professores para o desenvolvimento de estratégias de avaliação e de intervenção que promovam o desenvolvimento da linguagem oral e a aprendizagem de competências de leitura e de escrita, em particular o desenvolvimento de materiais de diagnóstico a usar em sala de aula.
  3. Promover a articulação curricular no ensino da língua materna, criando dinâmicas de trabalho colaborativo entre educadores e professores do 1.º ciclo.