O Kit PIPALE pré-escolar é composto por um conjunto de atividades que têm como objetivo trabalhar aspetos da consciência fonológica e da consciência sintática. As atividades são apresentadas às crianças sob o formato lúdico de um jogo.
Atividades incluídas no Kit PIPALE pré-escolar
Fantoche PIPALE
Este jogo é realizado com a ajuda de um fantoche, o fantoche PIPALE, construído pela criança. O fantoche deve ser apresentado como um pequeno monstro simpático que vem de um lugar distante e que quer fazer novos amigos. Este monstro não sabe falar bem português e precisa da ajuda da criança. O fantoche dirá várias frases, uma de cada vez, e a criança terá de ajudá-lo a perceber se as frases estão certas ou erradas.
Jogo do Arco-íris
Trata-se de um jogo de tabuleiro, em que os jogadores têm de resolver vários tipos de desafios. Estes desafios envolvem diferentes tipos de tarefas, nomeadamente avaliar a correção de frases, corrigir frases erradas ou responder a perguntas que visam a compreensão e interpretação de diferentes estruturas sintáticas.
Jogo dos Lápis Coloridos
Este jogo pode ser usado com dois objetivos distintos: identificar palavras que rimam (jogo das rimas) ou identificar palavras que começam com o mesmo som (jogo dos sons). Recomenda-se que se jogue um jogo de cada vez, em momentos diferentes. Neste jogo, cada lápis colorido tem quatro imagens e é pedido à criança que identifique as duas imagens correspondentes a palavras que rimam (jogo das rimas) ou as duas imagens que correspondem a duas palavras que começam pelo mesmo som (jogo dos sons).
Jogo das Tampinhas
Este jogo é composto por um conjunto de cartões com imagens. A criança deve escolher um cartão e dizer o que está na imagem em voz alta. Em seguida, é pedido à criança que conte quantas sílabas tem a palavra e que coloque sobre o cartão tantas tampinhas quanto o número de sílabas que contou.
Dados de Histórias
Este jogo é composto por um conjunto de dados em que cada face do dado apresenta uma imagem. O primeiro passo consiste em ajudar a criança a identificar o que está representado nas diferentes imagens. Para jogar, a criança lança todos os dados e conta uma história oralmente a partir das imagens que saírem em cada dado.
Dominó
Trata-se de um jogo de dominó com imagens. As peças de dominó são colocadas sobre uma mesa e a criança tem de as juntar numa sequência, associando sílabas iguais. A imagem à direita da peça tem de ter uma sílaba igual à da imagem da esquerda da peça seguinte. Por exemplo, a peça que tem a imagem “formiga” à direita junta-se à peça que tem a imagem “galinha” à esquerda.