Communications
Cardoso, Aida, Maria Lobo e Joana Batalha (2025). “Do infinitival structures contribute to syntactic complexity in child oral and written narratives?” International Workshop on the Acquisition of (Syntactic) Complexity at the Interface, Leuven, 26th-27th March, 2025.
Cardoso, Aida, Maria Lobo, Joana Batalha, Bruna Bragança, Catarina Rosa e Isabel Fraústo (2024) “Podem as estruturas infinitivas contribuir para caracterizar o desenvolvimento sintático em fases iniciais da escrita?” 40.º Encontro Nacional da APL, Azores, 23th-25th October, 2024.
Lobo, Maria (2023) “Prevenir Dificuldades de Leitura e Escrita: Resultados do Projeto PIPALE”. Jornadas Pedagógicas – Projetos em Diálogo, organizadas pela Câmara Municipal do Seixal. 14th-15th December, 2023.
- Batalha, Joana, Aida Cardoso, Maria Lobo (2023) “Desenvolvimento de estruturas de subordinação na escrita: estudo longitudinal com crianças de 1.º ciclo”. XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Covilhã. 26th-28th October, 2023.
- Batalha, Joana, Bruna Bragança, Aida Cardoso, Antónia Estrela, Maria Lobo, Catarina Rosa (2023) “Processos de retoma anafórica em narrativas escritas de anos iniciais de escolaridade”. OUR ID – Colóquio de Homenagem a Inês Duarte, Lisbon. 19th-20th January, 2023.
- Lobo, Maria, Joana Batalha, Antónia Estrela, Bruna Bragança (2022) “Syntactic Complexity in early written development”. GALA 15, Frankfurt. 22th-24th September, 2022.
Vraka, Vasiliki, Maria Lobo, Joana Batalha (2022) “Desenvolvimento de pronomes clíticos em produções escritas iniciais”. XXXVIII Encontro Nacional da APL. 26th-28th October, 2022
- Batalha, Joana, Maria Lobo, Antónia Estrela, Bruna Bragança (2022) “Para uma caracterização da complexidade sintática em produções narrativas escritas de níveis iniciais de escolaridade”. Congresso Internacional em Sintaxe, Homenagem à Professora Doutora Ana Maria Brito (CISyntax2022), Oporto. 13th-15th July, 2022.
Batalha, Joana, Maria Lobo, Antónia Estrela, Bruna Bragança (2022) “Early Reading and writing: effects of a preventive intervention program”. ARLE Conference, Cyprus. 16th of June, 2022.
Batalha, Joana, Maria Lobo, Antónia Estrela, Bruna Bragança (2022) “Consciência linguística, leitura e escrita: resultados de um projeto de intervenção preventiva”. II Encontro de Linguística Aplicada, Aveiro. 29th April, 2022.
Batalha, Joana, Maria Lobo, Antónia Estrela, Bruna Bragança (2022) “Linguistic awareness and early reading and writing”. EduLing ARLE Seminar, 25th March, 2022.
- Lobo, Maria, Joana Batalha, Antónia Estrela e Bruna Bragança (2021) “Desenvolvimento sintático em produções escritas de crianças de 1.º ciclo”. XXXVII Encontro Nacional da APL. 28th-29th October, 2021.
- Batalha, Joana, Maria Lobo, Antónia Estrela, Bruna Bragança (2021) “Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade: da avaliação à intervenção”, 14º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Português, avaliação na aprendizagem. 9th-10th July, 2021.
- Batalha, Joana, Maria Lobo, Antónia Estrela, Bruna Bragança (2021) “Assessing linguistic awareness: an instrument for pre-readers and beginning readers in European Portuguese”. ARLE Sig Educational Linguistics. EduLing conference on Linguistic Awareness in L1 Language Teaching, Radboud University, Nijmegen. 25th June, 2021.
- Batalha, Joana, Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança (2020) “Avaliação da linguagem oral e escrita no pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade”. XXXVI Encontro Nacional da APL. 28th-30th October, 2020.
Publications
Lobo, Maria, Joana Batalha, Antónia Estrela & Bruna Bragança (2024) Syntactic complexity in early written development. In Merle Weicker, Rabea Lemmer, Andrea Listanti & Angela Grimm (eds.) Empirical and theoretical approaches to language acquisition: a generative perspective. Cambridge Scholars Publishing.
Batalha, Joana, Aida Cardoso & Maria Lobo (2024) Desenvolvimento de estruturas de subordinação na escrita: estudo longitudinal com crianças de 1.º ciclo. Revista da APL N.º 11, 55–70. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln11ano2024a3
Vraka, Vasiliki, Maria Lobo e Joana Batalha (2023) “Desenvolvimento de pronomes clíticos em produções escritas iniciais”. Revista da APL N.º 10, 308–319. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln10ano2023a17
- Batalha, Joana, Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança (2022). Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade:
da avaliação à intervenção. Palavras. Revista da Associação de Professores de Português nº 58-59; 23-41. Lobo, M., J. Batalha, A. Estrela e B. Bragança. (2022) “Desenvolvimento sintático em produções escritas de crianças de 1.º ciclo”. Revista da APL nº 9; 150-163.
- Batalha, Joana, Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança (2021). Avaliação da linguagem oral e escrita no pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (8), 40-53. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a4
Lobo, Maria; Batalha, Joana (2019) Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. In Verdasca, J. (coord). Relatório PNPSE 2016-2018: Escolas e Comunidades tecendo Políticas Educativas com base em Evidências. Lisboa: PNPSE/ DGE, pp.181-85 – (ISBN (13): 978-972-742-433-7).
Reports
- Batalha, J., & Lobo, M. (2021). Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Relatório trimestral: janeiro-março 2021. NOVA FCSH/CLUNL.
- Batalha, Joana & Maria Lobo (2021). Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Relatório trimestral: abril-junho 2021. NOVA FCSH/CLUNL.
- Batalha, Joana & Maria Lobo (2021). Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Relatório trimestral: julho-setembro 2021. NOVA FCSH/CLUNL.