Estimular a consciência sintática para o desenvolvimento da leitura e da escrita

Formadoras:

  • Joana Batalha
  • Maria Lobo
  • Antónia Estrela

N.º de Horas: 3

Objetivos

Este curso pretende capacitar professores, nos planos científico e didático, para o desenvolvimento da consciência sintática, em articulação com atividades de escrita de texto e de compreensão da leitura.

Com este curso, espera-se que os professores: i) se familiarizem com diferentes tipos de atividades de desenvolvimento da consciência sintática, incluindo atividades de manipulação, completamento, juízo de aceitabilidade, bem como de reflexão metassintática, seguindo os princípios da aprendizagem pela descoberta; ii) conheçam os diferentes graus de exigência cognitiva requerida por diferentes tarefas; iii) sejam capazes de mobilizar as atividades de consciência sintática para a promoção do sucesso na compreensão da leitura e na escrita de textos de diferentes géneros.


Desenvolver a consciência fonológica

Formadoras:

  • Joana Batalha
  • Maria Lobo
  • Aida Cardoso

N.º de Horas: 5

Objetivos

Este curso pretende capacitar educadores e professores, nos planos científico e didático, para o desenvolvimento da consciência fonológica como uma competência preditora da aprendizagem da leitura e da escrita.

Com este curso, espera-se que os docentes: i) se familiarizem com conceitos básicos do domínio da fonologia; ii) conheçam diferentes tipos de atividades de desenvolvimento da consciência fonológica, incluindo atividades de identificação e manipulação de fonemas, sílabas e constituintes da sílaba; iii) sejam capazes de mobilizar a consciência fonológica no ensino da leitura e da escrita.


Promover a consciência da variação na língua portuguesa

Formadoras:

  • Joana Batalha
  • Maria Lobo
  • Antónia Estrela

N.º de Horas: 6

Objetivos

O curso tem como objetivos sensibilizar educadores e professores para atitudes e estratégias adequadas para a promoção da consciência da variação na língua portuguesa em crianças a frequentar o pré-escolar e o 1º ciclo. Pretende-se:

  1. dar a conhecer os principais traços diferenciadores de variedades nacionais do português e de variedades dialetais do português europeu (PE);
  2. levar educadoras e professoras a refletir sobre estratégias promotoras da consciência da variação linguística e do sucesso escolar de crianças que têm como língua materna uma variedade do português diferente da variedade padrão do PE, tendo em conta a investigação desenvolvida na área;
  3. potenciar o desenvolvimento de atitudes valorativas relativamente à diversidade linguística na escola, de modo a promover a inclusão de todas as crianças.


Desenvolvimento linguístico na criança bilingue: oportunidades e desafios

Formadoras:

  • Maria Lobo
  • Joana Batalha
  • Antónia Estrela

N.º de Horas: 3

Objetivos

O curso tem como objetivos sensibilizar educadores e professores para atitudes e estratégias adequadas para o desenvolvimento linguístico de crianças, a frequentar o pré-escolar e o 1º ciclo, que não têm o português como língua materna. Pretende-se:

  1. dar a conhecer características genéricas do desenvolvimento linguístico bilingue e multilingue e fatores condicionantes desse desenvolvimento;
  2. levar educadoras e professoras a refletir sobre estratégias promotoras do desenvolvimento linguístico e do sucesso escolar de crianças que não têm o português como língua materna ou que têm como língua materna uma variedade do português diferente da variedade europeia, tendo em conta a investigação desenvolvida na área;
  3. potenciar o desenvolvimento de atitudes valorativas relativamente à diversidade linguística na escola, de modo a promover a inclusão de todas as crianças.

Desenvolver a consciência lexical

Formadoras:

  • Joana Batalha
  • Maria Lobo
  • Aida Cardoso

N.º de Horas: 6

O curso tem como objetivos sensibilizar educadores e professores para atitudes e estratégias adequadas para o desenvolvimento do vocabulário e promoção da consciência lexical em crianças a frequentar o pré-escolar e o 1º ciclo.

Pretende-se levar educadoras e professoras a refletir sobre:

  1. estratégias promotoras da consciência lexical e do desenvolvimento do vocabulário, tendo em conta a investigação desenvolvida na área;
  2. a importância do desenvolvimento da consciência lexical para o desenvolvimento da leitura e da escrita.