Comunicações
-
Cardoso, Aida, Maria Lobo, Joana Batalha, Bruna Bragança, Catarina Rosa e Isabel Fraústo (2024) “Podem as estruturas infinitivas contribuir para caracterizar o desenvolvimento sintático em fases iniciais da escrita?” 40.º Encontro Nacional da APL, Açores.
-
Lobo, Maria (2023) “Prevenir Dificuldades de Leitura e Escrita: Resultados do Projeto PIPALE”. Jornadas Pedagógicas – Projetos em Diálogo, organizadas pela Câmara Municipal do Seixal. 14-15 dezembro 2023.
- Batalha, Joana, Aida Cardoso, Maria Lobo (2023) “Desenvolvimento de estruturas de subordinação na escrita: estudo longitudinal com crianças de 1.º ciclo”. XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Covilhã. 26-28 outubro 2023.
- Batalha, Joana, Bruna Bragança, Aida Cardoso, Antónia Estrela, Maria Lobo, Catarina Rosa (2023) “Processos de retoma anafórica em narrativas escritas de anos iniciais de escolaridade”. OUR ID – Colóquio de Homenagem a Inês Duarte, Lisboa. 19-20 janeiro 2023.
- Lobo, Maria, Joana Batalha, Antónia Estrela, Bruna Bragança (2022) “Syntactic Complexity in early written development”. GALA 15, Frankfurt. 22-24 setembro 2022.
-
Vraka, Vasiliki, Maria Lobo, Joana Batalha (2022) “Desenvolvimento de pronomes clíticos em produções escritas iniciais”. XXXVIII Encontro Nacional da APL. 26-298 outubro 2022
- Batalha, Joana, Maria Lobo, Antónia Estrela, Bruna Bragança (2022) “Para uma caracterização da complexidade sintática em produções narrativas escritas de níveis iniciais de escolaridade”. Congresso Internacional em Sintaxe, Homenagem à Professora Doutora Ana Maria Brito (CISyntax2022), Porto. 13-15 julho 2022.
-
Batalha, Joana, Maria Lobo, Antónia Estrela, Bruna Bragança (2022) “Early Reading and writing: effects of a preventive intervention program”. ARLE Conference, Chipre. 16 junho 2022.
-
Batalha, Joana, Maria Lobo, Antónia Estrela, Bruna Bragança (2022) “Consciência linguística, leitura e escrita: resultados de um projeto de intervenção preventiva”. II Encontro de Linguística Aplicada, Aveiro. 29 abril 2022.
-
Batalha, Joana, Maria Lobo, Antónia Estrela, Bruna Bragança (2022) “Linguistic awareness and early reading and writing”. EduLing ARLE Seminar, 25 março 2022.
- Lobo, Maria, Joana Batalha, Antónia Estrela e Bruna Bragança (2021) “Desenvolvimento sintático em produções escritas de crianças de 1.º ciclo”. XXXVII Encontro Nacional da APL. 28-29 outubro 2021.
- Batalha, Joana, Maria Lobo, Antónia Estrela, Bruna Bragança (2021) “Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade: da avaliação à intervenção”, 14º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Português, avaliação na aprendizagem. 9-10 julho 2021.
- Batalha, Joana, Maria Lobo, Antónia Estrela, Bruna Bragança (2021) “Assessing linguistic awareness: an instrument for pre-readers and beginning readers in European Portuguese”. ARLE Sig Educational Linguistics. EduLing conference on Linguistic Awareness in L1 Language Teaching, Radboud University, Nijmegen. 25 junho 2021.
- Batalha, Joana, Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança (2020) “Avaliação da linguagem oral e escrita no pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade”. XXXVI Encontro Nacional da APL. 28-30 outubro de 2020.
Publicações
-
Lobo, Maria, Joana Batalha, Antónia Estrela & Bruna Bragança (2024) Syntactic complexity in early written development. In Merle Weicker, Rabea Lemmer, Andrea Listanti & Angela Grimm (eds.) Empirical and theoretical approaches to language acquisition: a generative perspective. Cambridge Scholars Publishing.
-
Batalha, Joana, Aida Cardoso & Maria Lobo (2024) Desenvolvimento de estruturas de subordinação na escrita: estudo longitudinal com crianças de 1.º ciclo. Revista da APL N.º 11, 55–70. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln11ano2024a3
-
Vraka, Vasiliki, Maria Lobo e Joana Batalha (2023) “Desenvolvimento de pronomes clíticos em produções escritas iniciais”. Revista da APL N.º 10, 308–319. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln10ano2023a17
- Batalha, Joana, Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança (2022). Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade:
da avaliação à intervenção. Palavras. Revista da Associação de Professores de Português nº 58-59; 23-41. -
Lobo, M., J. Batalha, A. Estrela e B. Bragança. (2022) “Desenvolvimento sintático em produções escritas de crianças de 1.º ciclo”. Revista da APL nº 9; 150-163.
- Batalha, Joana, Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança (2021). Avaliação da linguagem oral e escrita no pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (8), 40-53. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a4
-
Lobo, Maria; Batalha, Joana (2019) Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. In Verdasca, J. (coord). Relatório PNPSE 2016-2018: Escolas e Comunidades tecendo Políticas Educativas com base em Evidências. Lisboa: PNPSE/ DGE, pp.181-85 – (ISBN (13): 978-972-742-433-7).
Relatórios
- Batalha, J., & Lobo, M. (2021). Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Relatório trimestral: janeiro-março 2021. NOVA FCSH/CLUNL.
- Batalha, Joana & Maria Lobo (2021). Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Relatório trimestral: abril-junho 2021. NOVA FCSH/CLUNL.
- Batalha, Joana & Maria Lobo (2021). Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Relatório trimestral: julho-setembro 2021. NOVA FCSH/CLUNL.