O Kit PIPALE 1.º ciclo é composto por um conjunto de atividades que têm como objetivo trabalhar aspetos da consciência fonológica e da consciência sintática. As atividades são apresentadas às crianças sob o formato lúdico de um jogo.

 

Atividades incluídas no Kit PIPALE 1.ºciclo

Jogo do Arco-íris

Trata-se de um jogo de tabuleiro, em que os jogadores têm de resolver vários tipos de desafios. Estes desafios envolvem diferentes tipos de tarefas, nomeadamente avaliar a correção de frases, corrigir frases erradas ou responder a perguntas que visam a compreensão e interpretação de diferentes estruturas sintáticas. 

Dados de Histórias

Este jogo é composto por um conjunto de dados em que cada face do dado apresenta uma imagem. O primeiro passo consiste em ajudar a criança a identificar o que está representado nas diferentes imagens. Para jogar, a criança lança todos os dados e conta uma história oralmente a partir das imagens que saírem em cada dado.

 

Dominó

Trata-se de um jogo de dominó com imagens. As peças de dominó são colocadas sobre uma mesa e a criança tem de as juntar numa sequência, associando sílabas iguais. A imagem à direita da peça tem de ter uma sílaba igual à da imagem da esquerda da peça seguinte. Por exemplo, a peça que tem a imagem “formiga” à direita junta-se à peça que tem a imagem “galinha” à esquerda. 

 

 

Jogo dos Lápis Coloridos

Este jogo pode ser usado com dois objetivos distintos: identificar palavras que rimam (jogo das rimas) ou identificar palavras que começam com o mesmo som (jogo dos sons). Recomenda-se que se jogue um jogo de cada vez, em momentos diferentes. Neste jogo, cada lápis colorido tem quatro imagens e é pedido à criança que identifique as duas imagens correspondentes a palavras que rimam (jogo das rimas) ou as duas imagens que correspondem a duas palavras que começam pelo mesmo som (jogo dos sons).

 

Cartas de Sons e Letras

Este jogo é composto por cartas de jogo com cores diferentes (azuis e verdes) e cartas de imagens. Os materiais permitem jogar dois jogos distintos: com as cartas verdes, o jogo consiste em identificar diferentes sons representados por uma letra, a letra E; com as cartas azuis, o jogo consiste em descobrir diferentes letras que podem representar um mesmo som, neste caso, os sons [s] e [z].

 

 

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