O instrumento de diagnóstico PIPALE 1 resultou de uma colaboração entre a equipa de investigadores do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e educadores de infância, professores de primeiro ciclo e professores de educação especial dos Agrupamentos de Escolas que participaram no PIPALE no ano letivo 2019-2020, o Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho e o Agrupamento de Escolas de Quinta do Conde.
O instrumento é dirigido a crianças do último ano do pré-escolar e a alunos de 1.º e 2.º anos de escolaridade.
Os domínios avaliados são os seguintes:
- Caderno 1 – consciência fonológica e consciência de palavra
- Caderno 2 – conhecimento sintático e consciência sintática
- Caderno 3 – literacia emergente
- Caderno 4 – leitura e escrita
Materiais do instrumento:
- Manual de aplicação e classificação
- Guião áudio
- Caderno 1
- Caderno 2
- Caderno 3A
- Caderno 3AB
- Caderno 4
- Grelha de classificação – pré-escolar
- Grelha de classificação – 1.º ano
- Grelha de classificação – 2.º ano
- Ficha individual de resultados
- Ficheiros áudio (para obter estes ficheiros, contacte pipale@fcsh.unl.pt)